Porquê apoiar?

Os serviços dos ecossistemas são os benefícios que as sociedades humanas obtêm dos ecossistemas. Na generalidade dos casos o uso dos recursos naturais e os impactes gerados não são devidamente incorporados na contabilidade dos agentes económicos e não refletem os custos ambientais dos produtos e serviços. Com este sistema de créditos, assente em pressupostos de responsabilidade ambiental, pretende-se que cidadãos e empresas incorporem devidamente os custos ambientais e garantam recursos financeiros para manter ou aumentar o fornecimento de serviços dos ecossistemas que hoje são usufruídos de forma gratuita e não são economicamente valorizados.

Pretende-se que o sistema contribua para que o esforço de investimento em capital natural, gerando externalidades positivas (benefícios) possa ser contabilizado positivamente no balanço ecológico de quem subscreve os ECOCRÉDITOS. Neste sentido, pressupõe-se igualmente que os subscritores implementem, após um cuidado diagnóstico, e em simultâneo, programas de melhoria contínua do desempenho ambiental com vista à redução da sua pegada ecológica. De salientar que o subscritor poderá comunicar publicamente a sua adesão ao sistema de créditos, não podendo todavia mencionar ou utilizar o nome dos seus dinamizadores sem o prévio consentimento destes.

A plataforma de subscrição assegurará também a confidencialidade da informação que não seja de divulgação pública de todos os intervenientes no processo.

Garantias de que os ECOCRÉDITOS
são convertidos em investimento

Ao subscrever os ECOCRÉDITOS, o valor da subscrição será canalizado para a realização de investimentos na reabilitação/restauro ou manutenção dos ecossistemas, os quais serão geridos por uma entidade que os operacionaliza no terreno conjuntamente com os proprietários aderentes e por uma instituição de referência na área do ambiente e também existe a garantia que o sistema será auditado de forma independente.

De qualquer forma, os subscritores receberão anualmente um relatório pormenorizado sobre os investimentos efetuados nas áreas acreditadas e sobre os resultados obtidos. Conhecerão também a localização das áreas sujeitas a intervenções, através da sua referenciação geográfica.